Depoimento é transmitido ao vivo pelo canal oficial da TV Justiça

Os réus do “núcleo crucial” acusados de tentativa de golpe de Estado depõem aos ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A Ação Penal (AP) 2668 objetiva julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, pelos crimes da “Operação Punhal Verde Amarelo”.
Em março, os ministros da 1ª Turma acataram unanimemente a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e tornaram os integrantes do chamado Núcleo 1 como réus no processo penal. O colegiado é composto pelos ministros: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino.
Além da tentativa de golpe de estado, os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As reuniões serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da TV Justiça no YouTube. As tratativas devem ocorrer até a proxima sexta-feira, 13, com reuniões marcadas para atender o grupo, seguindo o cronograma: 10/6 às 9h, 11/6 às 8h, 12/6 às 9h e 13/6 às 9h.
A expectativa — como conta fontes ouvidas pela coluna de Igor Gadelha, do jornal Metrópoles — é que os advogados das defesas tentam aglutinar em cima do ex-ajudante de ordens, tenente Mauro Cid, e o primeiro a ser interrogado. Além disso, também relatam uma preocupação com o aumento das tensões após o ministro Alexandre de Moraes ameaçar a prisão do ex-ministro Aldo Rebelo (MDB) por desacato à autoridade.