
A ponte sobre o Rio das Almas, localizada na BR-153 entre os municípios goianos de Rianápolis e o povoado de Jardim Paulista, em Nova Glória, será submetida a obras de alargamento e adequações às normas atuais. A informação foi confirmada com exclusividade pela concessionária Ecovias do Araguaia ao Jornal Opção nesta terça-feira, 22.
A intervenção faz parte do contrato de concessão que prevê uma série de melhorias na malha viária sob responsabilidade da empresa. Já foram concluídas obras em outras estruturas da região, como as pontes sobre o Córrego Pouso do Meio (BR-153), Rio Baião e Rio Lajinha (BR-414), e Córrego Cancela (BR-080).
Em resposta às reportagens do Jornal Opção que têm exposto as condições precárias da ponte sobre o Rio das Almas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a antecipação da construção de uma nova ponte no local. A estrutura está incluída no projeto de duplicação da rodovia e originalmente estava prevista para o quinto ano do contrato. Com a autorização, as obras poderão começar ainda no quarto ano da concessão, que se encerra em outubro de 2025.
Ao todo, o contrato de concessão da Ecovias do Araguaia prevê a duplicação de 622 km de rodovias, sendo que 57% desse total devem ser concluídos até o décimo ano. Em Goiás, a previsão é de início nos próximos meses de 53,44 km de duplicação, após a finalização do licenciamento ambiental. As obras vão abranger os trechos de Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).
O cronograma do quarto ano de concessão inclui ainda dois viadutos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e uma passarela.
A decisão da ANTT ocorre em meio a alertas de moradores, motoristas e especialistas sobre o risco de colapso da ponte atual. Segundo relatos, a estrutura apresenta desgastes severos, deslocamento no vão central e vibrações anormais.